sábado, 6 de outubro de 2007

Reunião dos CIADs

A Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, convida os Coordenadores dos Centros de Inclusão e Alfabetização Digital (CIADs) para reunião, que realizar-se-á:

Dia: 10 de outubro de 2007
Horário: 8:30 as 10:30
Local: Sala de Reuniões da Secretaria da Fazenda (SFAZ) no piso térreo, a esquerda do elevador.

Assuntos: DOS CIADs

1. Funcionamento e Monitoria
2. Acesso a Internet
3. Manutenção dos equipamentos de Informática
4. Capacitação Multiplicadores/ Monitores (III-IV)
5. Registros Diários
6. Condicionadores de Ar
7. Programas Educativos
8. Relatório Semestral
9. Criar Fórum Permanente de Discussões
10. Assuntos Gerais e encaminhamentos.

Para maiores esclarecimentos, contatar com Tania- 3218.60.33.

Vossa presença é muito importante

Flávio G. Cassina
Secretaria do Desenvolvimento Econômico

Brasil é apenas o 76º em acesso à internet

Retirado do site RITLA

Por Rodrigo Craveiro.
Publicada no Correio Braziliense.
04/07/2007

Com uma população estimada em 189.197.363 habitantes, o Brasil reflete suas disparidades sociais no meio virtual. Divulgado pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), o relatório Lápis, borracha e teclado: tecnologia da informação na educação alerta para a brecha digital, termo usado para nomear a distância que separa quem tem mais, menos ou nenhum acesso à internet. Ao todo, 18,5% dos brasileiros possuem microcomputadores e 13,6% navegam na rede mundial a partir da própria casa.

A taxa de usuários da internet no Brasil é de 17,2%, um índice considerado preocupante quando comparado com números da Islândia e da Suécia, onde 87,8% e 76,2% da população, respectivamente, freqüentam o ambiente da World Wide Web (WWW). No ranking da União de Telecomunicações Internacionais (UTI), o Brasil aparece em 76º lugar, atrás de Argentina, Uruguai, Costa Rica, Chile e Porto Rico. Com 16,1 micros por 100 habitantes, lidera o ranking da UTI de nações de renda média baixa. A média dos países de maior renda é de 58,9 computadores por 100 habitantes.

A exclusão da internet cassa os direitos dos usuários de participarem da maior revolução da história da informação, cita Vint Cerf, pioneiro da internet.

Para ler toda a notícia, clique aqui.

Índice mede discriminação digital no Brasil

A Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA), em parceria com o Instituto Sangari e o Ministério da Educação, divulgou no último dia 7, o Índice de Discriminação Digital (IDD), que aponta a situação das regiões e dos estados brasileiros no que diz respeito ao uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. O índice está apresentado na publicação Mapa das Desigualdades Digitais, de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz.

O trabalho, que tem como base dados recentes do IBGE, oferece um quadro abrangente da situação da exclusão digital no Brasil e apresenta um conjunto de considerações e recomendações sobre essa situação.

O índice considera três dimensões – as desigualdades em função das diferenças entre as diversas regiões do país, as desigualdades socioeconômicas entre os indivíduos e as estratégias de superação dessas desigualdades, como centros gratuitos de acesso à Internet e escolas – e seis indicadores, todos relativos a desigualdades, como no uso de internet em casa, no uso da rede em geral, de situação econômica, de situação social, de acesso gratuito e de acesso na escola. O índice contempla também a relação entre categorias como de população branca e negra e rica e pobre.

O estudo aborda a suficiência e o sentido dos avanços dos últimos anos. Aponta que as desigualdades digitais reproduzem e reforçam as desigualdades existentes na sociedade. Nos dois indicadores utilizados – Internet domiciliar e uso de Internet – nota-se uma distribuição territorial desigual: 14,7% da população brasileira de 10 anos de idade e mais morava, no ano de 2005, em domicílios com acesso à Internet.

Acesse aqui o Mapa das Desigualdades Digitais 1.80 Mb

Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.

Fonte: RITLA

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Navegar é preciso

A Internet é uma realidade! Se não fosse por ela, você não estaria aqui agora!

Que saber mais sobre ela? Então assista a este vídeo produzido pelo CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil:




E para saber um pouco mais sobre os "invasores" da Internet, os vírus, assista o vídeo a seguir: