sábado, 6 de outubro de 2007

Brasil é apenas o 76º em acesso à internet

Retirado do site RITLA

Por Rodrigo Craveiro.
Publicada no Correio Braziliense.
04/07/2007

Com uma população estimada em 189.197.363 habitantes, o Brasil reflete suas disparidades sociais no meio virtual. Divulgado pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), o relatório Lápis, borracha e teclado: tecnologia da informação na educação alerta para a brecha digital, termo usado para nomear a distância que separa quem tem mais, menos ou nenhum acesso à internet. Ao todo, 18,5% dos brasileiros possuem microcomputadores e 13,6% navegam na rede mundial a partir da própria casa.

A taxa de usuários da internet no Brasil é de 17,2%, um índice considerado preocupante quando comparado com números da Islândia e da Suécia, onde 87,8% e 76,2% da população, respectivamente, freqüentam o ambiente da World Wide Web (WWW). No ranking da União de Telecomunicações Internacionais (UTI), o Brasil aparece em 76º lugar, atrás de Argentina, Uruguai, Costa Rica, Chile e Porto Rico. Com 16,1 micros por 100 habitantes, lidera o ranking da UTI de nações de renda média baixa. A média dos países de maior renda é de 58,9 computadores por 100 habitantes.

A exclusão da internet cassa os direitos dos usuários de participarem da maior revolução da história da informação, cita Vint Cerf, pioneiro da internet.

Para ler toda a notícia, clique aqui.

Nenhum comentário: